quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Secretariado: A evolução profissional

A Profissão de Secretariado tem a sua origem associada ao escriba, pois a sua função é escrever, ler e gerir processos o que se relaciona com as funções de secretariado. Formar-se escriba significava ingressar numa classe culta.
 
A Profissão de Secretariado foi exercida pelo sexo masculino até ao ano de 1914-1918, mas as mulheres ingressaram no mercado de trabalho, pois faltava mão de obra masculina devido à guerra, e então abriram espaço para as mulheres. Torna-se quase exclusivamente feminina, a secretária atuava como rececionista, datilografa dos trabalhos elaborados pelos chefes. A secretária era a imagem da empresa, não expressava opiniões e tampouco proatividade. Com o passar do tempo o perfil do(a) secretário(a) altera-se, deixou de ser vista como cumpridora de rotinas do executivo dos anos 90.

Contudo, o novo perfil do(a) secretário(a) não foi suficientemente para expulsar o preconceito de muitos executivos que ainda não lhes delegam tarefas importantes.

Conclui-se, então que o perfil profissional do(a) secretário(a) evoluiu em muitos aspetos. A evolução faz com que o(a) secretário(a) não pare de qualificar-se, adquirindo informações e conhecimento.

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