A ”simples secretária” que se limitava a atender o telefone,
a redigir cartas no computador, a gerir a agenda e a organizar eventos, deve
hoje, para além de tudo isto, planear reuniões, interagir com os clientes, com
vendedores e com o público em geral, supervisionar o escritório e algum tipo de
pessoal e até dar formação a outros colaboradores.
A secretária moderna tem um papel cada vez mais ativo.
Antigamente, esperava-se que uma secretária tivesse um papel
passivo, simples “executora de ordens” hoje em dia com o aumento do ritmo de
trabalho nas empresas, tende a fazer o maior número possível de tarefas, de
maneira a que o executivo possa concentrar-se nas decisões de gestão mais
importantes.
Uma secretária eficaz deve agir proativamente, desafiando o
que está estabelecido sempre que acredita que há formas mais eficazes de
trabalhar, manifestando uma postura assertiva e confiante.
O/a secretário(a) é o rosto e a voz da empresa, passa tudo
por ele/ela!
Fonte: "As novas secretárias", de Maria João Alexandre, Executive Digest, Outubro de 2003
Fonte: "As novas secretárias", de Maria João Alexandre, Executive Digest, Outubro de 2003
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